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Maria,mãe de Deus!!

Maria mãe de Deus. "A Virgem Maria não é a Mãe de Deus, dizem os protestantes. Ela é a mãe de Jesus Cristo". Tal afirmação ...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Maria,mãe de Deus!!

Maria mãe de Deus.

"A Virgem Maria não é a Mãe de Deus, dizem os protestantes. Ela é a mãe de Jesus Cristo".

Tal afirmação nos deixa claro, que eles estão totalmente enganados,aconselho-vos a ler a bíblia direito caros protestantes, e não se limitar somente ao que os pastores das seitas de vocês vos falam.

Vamos ver o que as sagradas escrituras das quais vocês dizem crer, nos mostram,vamos a refutação.


1. Em (João 1,1) diz o seguinte," No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus" e em (João 1,14) diz: " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" Estes dois versos dizem que Deus foi feito carne. A substância da carne de Deus na segunda pessoa, que é Jesus Cristo, veio de onde? Veio de Maria! Discordam protestantes,não estou escutando rsrsr...

 

Se discordam, saibam que estão discordando da bíblia e não de minhas próprias opiniões,aceitem a verdade,o choro é livre.

3. Os protestantes ao negar Maria como Mãe de Deus, estão negando o que é mencionado em (Lucas 1, 43) da qual, Isabel fala com as palavras dada a ela pelo Espírito Santo. "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?"

Repitam comigo protestantes:

Maria mãe do meu senhor,Maria mãe do meu senhor,ou peguem um caderno de caligrafia e escrevam essa afirmação 999 vezes,para ver se essa passagem entra em vossas mentes caros protestantes.

É importante deixar bem claro que Maria gerou o Homem - Deus (Romanos 9,5) "e todos os Anjos o adoram" (Hebreus 1,6). Maria é, realmente, mãe de Jesus Cristo, homem e Deus, conforme o testemunho da Escritura (Gálatas 4,4). Ela torna-se a mãe da pessoa de Jesus, na plenitude de seu ser humano e divino. Por exemplo: Jesus não disse ao filho da viúva: "a parte de mim que é Divina te diz: Levanta-te! " Jesus fala simplesmente "Eu te digo: Levanta-te". Na cruz, Jesus não disse: "minha natureza humana tem sede" mas exclama: "tenho sede".

 Podemos e devemos chamar a Virgem Maria "Mãe de Deus" porque o termo da maternidade não é a natureza, mas a pessoa. E a Pessoa em Cristo é a 2ª da Santíssima Trindade, o Filho. Em Maria se realiza, pois este mistério: ser Ela "Mãe de Deus e de Deus filha. Ela participa do mistério do seu Filho, que é Deus e Homem ao mesmo tempo.

 Assim como (Gênesis 3,2-7) apresenta a mulher (Eva) envolvida com o tentador e o pecado para a ruína do gênero humano, assim (Gênesis 3,15) apresenta a mulher (Eva feita Mãe da Vida por excelência ou Eva plenamente realizada em Maria) intimamente associada ao Messias na obra de Redenção do gênero humano. Assim a mulher (Eva, Mãe da Vida), que introduziu o pecado no mundo, será também a introdutora da Salvação ou do Salvador no mundo. O papel de Eva é recapitulado por Maria.

Eva é portadora da desobediência e da morte com o seu "não" a Deus; Maria, ao contrário, traz a fé, alegria e a vida com o seu "sim". O Anjo mau falou à mulher infiel a Deus, o Anjo Gabriel falou à mulher fiel a Deus; no primeiro caso, a mulher colabora para a morte; no segundo caso, a mulher (a nova Eva, a verdadeira Mãe da vida) colabora para a vida.

"Podemos assim dizer que Maria é o templo do Senhor, o Sacrário do Espírito Santo. O tabernáculo e a Arca da Aliança, são figuras da Virgem Maria. Ela é o sacrário vivo do Espírito Santo, porque se tornou a Mãe do verbo Encarnado. Basta percorrer as páginas das Escrituras para ver que Deus não habita no meio do pecado".

Portanto, Maria foi pensada, amada e predestinada para ser o templo do Espírito Santo e Mãe do Deus Encarnado.

Se Maria fosse somente um instrumento ou uma mulher comum, como se afirma no protestantismo, o próprio demônio poderia se apresentar a Jesus e dizer: "Onde está sua honra e sua glória?"

Sem sombra de dúvidas, a Bíblia a Tradição e o Magistério da Igreja, deixa bem claro que a Virgem Maria é Mãe de Deus. É claro que não podemos esquecer que, Ela não é Mãe de Deus na Primeira Pessoa, e sim na segunda Pessoa que é Jesus Cristo.

Certo dia debatendo com um protestante sobre Maria, eu disse: Porque esse ódio a Maria mãe do salvador que você diz crer irmão? Ti ensinam isso em sua igreja,a menosprezar a mãe de Jesus? E ele respondeu:  Não odeio Maria,apenas não idolatro ela,meu pastor me ensinou assim,e a bíblia diz:

Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que ti trouxe, e
os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou:
“Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e as praticam. (Lc 11:27-28).
Fiquei perplexo com a ignorância do indivíduo,em apenas um único comentário, ficou claro, o quanto ele era ignorante ao usar essa passagem pra tentar diminuir Maria.

Nesse dia eu pude perceber,ficou muito claro pra mim,que é mas fácil ensinar um macaco a ler e a escrever, do que ensinar um pastor protestante a falar a verdade e ensinar aos membros de suas seitas,mas continuamos o debate e eu disse:
Ti pergunto caro irmão protestante, quem mas do que nossa senhora ouviu a palavra de Deus e a pôs em prática,será que seu pastor lhe ensinou que Maria não ouviu a palavra de Deus e não a praticou?
Ti aconselho a ler a bíblia caro irmão,e tenha cuidado com a leitura superficial das escrituras,veja o que diz no livro de S. Lucas 1:38.
Disse: Então Maria Eis aqui a serva do senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.E o anjo ausentou-se dela.
A santa mãe de Deus teve e tem uma presença continua e atuante do Espírito Santo de Deus,negar Maria é negar a santíssima trindade,o pai,o filho,e o Espírito santo.

Um servo verdadeiro de Cristo, sempre aceitará a mãe dele,assim como fez o apóstolo João,nós Católicos Apostólicos Romanos seguimos a bíblia e a aceitamos Maria como nossa mãe, e ela nos aceita como filhos,conforme nos pediu Jesus.

João 19:26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
João 19:27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
Não aceitar Maria é um fator determinante, que caracteriza um anticristo,nisso conhecemos um falso cristão.
É incrível a hipocrisia dos protestantes ao dizerem,sigo a Cristo,mas ignora Maria a mãe dele.
Se até a terra onde Jesus pisou é chamada de terra santa,imagine então o ventre que o acolheu por nove meses,não diminuam a mãe de Cristo caros protestantes,não sejam ignorantes ao afirmarem que Maria pecou,pois ao afirmarem essa blasfêmia, estarão dizendo que a luz se misturou com as trevas,e sabemos que isso é impossível.
 Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? 2 Cor 6:14-15

Que comunhão tem o puro com impuro caros protestantes? No livro de Jó menciona essa pergunta, e afirma que o puro não pode sair do impuro é bem claro, leiam tem nas suas bíblias é só ler.(Jó 14:4 Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém).
 A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado. o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá.(Sabedoria 1:4).
Qualquer pessoa de bom senso,e com o mínimo de inteligência, sabe que não há nenhuma comunhão entre o que é santo e o que é do pecado.
Que comunhão tem o santo com o profano?
Nenhuma também  não é mesmo,então meus queridos parem de falar asneira pela internet e nas seitas de vocês, demonstrem mas respeito pela santíssima mãe de Deus,pois o protestantismo não é maior que a bíblia, pra negar passagens que deixam claro a santidade de Maria.
Se Deus é com Maria,conforme afirmou o anjo a Maria na passagem de S. Lucas 1:28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
Pergunto quem são os protestantes para estarem contra a santa mãe de Deus? Sejam inteligentes,Deus é com Maria, sigam o exemplo do senhor Deus.
Quem é contra a Deus é satanás!! Vocês estão por Deus ou por satanás pensem bem,estão indo contra a Deus assim como satanás,porque se seguissem verdadeiramente o exemplo de Deus estariam a favor de Maria,leiam com atenção a bíblia,ela é clara e diz Deus é com Maria, disse o anjo do senhor (SÃO LUCAS 1:28).

Vejam o que diz em (S. Lucas 1:45-55)

45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!
46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.
  
Maria, com efeito, “guardava” a palavra, meditava-a “no seu coração” (cf. Lc 1,38-45; 2,19.51) e cumpria-a com toda a sua vida.E, assim, Maria tornou-se não somente a Mãe de Jesus mas, em certo sentido, a sua
primeira “discípula.”

Quem é esta mulher,que surge como a aurora, bela como o sol e como a lua,temível como um exercito em ordem de batalha? (Cânticos 6:10).

Maria no Catecismo da Igreja Católica

1       Anunciação

§ 484     A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará “corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito Santo virá  sobre ti" (Lc 1,35).
§ 490     Para ser a Mãe do Salvador, Maria "foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função[a1]". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça[a2]". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

2       Assentimento de Maria

§ 148   A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que "nada é impossível a Deus" (Lc 1,37[fca3]) e dando seu assentimento: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Isabel a saudou: "Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1,45). É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada[fca4].
§ 490 Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função[a5]". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça[a6]". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.
              "FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA...

§494      Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo[a7], Maria respondeu com a "obediência da fé[a8]", certa de que "nada é impossível a Deus": "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção[a9]:
Como diz Santo Irineu, "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano[a10]". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé[a11]”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de "mãe dos viventes" e com freqüência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria[a12]”.

3       Assunção de Maria

              ...TAMBÉM EM SUA ASSUNÇÃO...
§966      "Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho,

4       Concepção pelo Espírito Santo

§ 437     O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor" (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é "aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo  10,36), concebido como "Santo[a13]" no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus "a receber Maria, sua mulher", grávida "daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo" (Mt 1,21), para que Jesus, "que se chama Cristo", nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16[a14]).
§ 456     Com o Credo niceno-constantinopolitano, respondemos, confessando: "E por nós, homens, e para nossa salvação,  desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem[a15]"
§ 484     A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará “corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito Santo virá  sobre ti" (Lc 1,35).
§ 485     A missão do Espírito Santo está  sempre conjugada e ordenada à do Filho[a16]. O Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la divinamente, ele que é "o Senhor que da  a Vida", fazendo com que ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua.
§ 486     Ao ser concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho Único do Pai é "Cristo", isto e, ungido pelo Espírito Santo [a17]desde o início de sua existência humana, ainda que sua manifestação só se realize progressivamente: aos pastores[a18], aos magos[a19], a João Batista[a20], aos discípulos[a21]. Toda a Vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, "como Deus o ungiu com o Espírito e com poder" (At 10,38).
A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA
§495      Denominada nos Evangelhos "a Mãe de Jesus" (João 2,1;19,25[a22]), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento de seu Filho, como "a Mãe de meu Senhor" (Lc 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos[a23]).
§ 723     Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. Sua virgindade transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito [a24]e da fé[a25].

5       Imaculada Conceição

§ 490     Para ser a Mãe do Salvador, Maria "foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função[a26]". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça[a27]". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.
§ 491     Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, "cumulada de graça" por Deus[a28], foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX:
A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original[a29].
§ 492     Esta "santidade resplandecente, absolutamente única" da qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição[a30], lhe vem inteiramente de Cristo: "Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime[a31]". Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a "abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo" (Ef 1,3). Ele a "escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor" (Ef 1,4).
§493      Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus "a toda santa" ("Pan-hagia"; pronuncie "pan-haguía"), celebram-na como "imune de toda mancha de pecado, tendo sido plasmada pelo Espírito Santo, e formada como uma nova criatura[a32]". Pela graça de Deus, Maria permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda a sua vida.
Maria, imune do pecado
§ 411 A tradição cristã vê nesta passagem um anúncio do "novo Adão[a33]", que, por sua "obediência até a morte de Cruz" (Fl 2,8), repara com superabundância a desobediência de Adão[a34]. De resto, numerosos Padres e Doutores da Igreja vêem na  mulher anunciada no "proto-evangelho" a mãe de Cristo, Maria, como "nova Eva". Foi ela que, primeiro e de uma forma única, se beneficiou da vitória sobre o pecado conquistada por Cristo: ela foi preservada de toda mancha do pecado original [a35]e durante toda a vida terrestre, por uma graça especial de Deus, não cometeu nenhuma espécie de pecado[a36].    

6       Maria, medianeira da graça

§ 969     "Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura ininterruptamente, a partir do consentimento que ela fielmente prestou na anunciação, que sob a cruz resolutamente manteve, até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da  salvação eterna. (...) Por isso, a bem- aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora. protetora, medianeira[a37]."

7       Obra do Espírito Santo

§721      Maria, a Mãe de Deus toda santa, sempre Virgem, é a obra prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo pela primeira vez no plano da salvação e porque o seu Espírito a preparou, o Pai encontra a Morada em, que seu Filho e seu Espírito podem habitar entre os homens. E neste sentido que a Tradição da Igreja muitas vezes leu, com relação a Maria, os mais belos textos sobre a Sabedoria: Maria é decantada e representada na Liturgia como o "trono da Sabedoria".
               Nela começam a manifestar-se as "maravilhas de Deus" que o Espírito vai realizar em Cristo e na Igreja.
§722      O Espírito Santo preparou Maria com sua graça. Convinha que fosse "cheia de graça" a mãe daquele em quem "habita corporalmente a Plenitude da Divindade" (Cl 2,9). Por pura graça, ela foi concebida sem pecado como a mais humilde das criaturas; a mais capaz de acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso. É com razão que o anjo Gabriel a saúda como a "filha de Sião": "Alegra-te". É a ação de graças de todo o Povo de Deus, e portanto da Igreja, que ela faz subir ao Pai no Espírito Santo em seu cântico, enquanto traz em si o Filho Eterno.
§723      Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. Sua virgindade transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito [a38]e da fé[a39].
§724      Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai tornado Filho da Virgem. Ela é a Sarça ardente da Teofania definitiva: repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne, e é aos Pobres [a40]e às primícias das nações [a41]que ela o dá a conhecer.
§725      Finalmente, por Maria o Espírito Santo começa a pôr em Comunhão com Cristo os homens, "objetos do amor benevolente de Deus[a42]", e os humildes são sempre os primeiros a recebê-lo: os pastores, os magos, Simeão e Ana, os esposos de Caná e os primeiros discípulos.
§726      Ao final desta missão do Espírito, Maria torna-se a "Mulher", nova Eva, "mãe dos viventes", Mãe do "Cristo total[a43]". É nesta qualidade que ela está presente com os Doze, “com um só coração, assíduos à oração" (At 1,14), na aurora dos "últimos tempos" que o Espírito vai inaugurar na manhã de Pentecostes, com a manifestação da Igreja.

8       Predestinação de Maria

§ 488     "Deus enviou Seu Filho" (Gl 4,4), mas, para "formar-lhe um corpo[a44]" quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, "uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria" (Lc 1,26-27):
              Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida[a45].
§ 489     Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será  vitoriosa sobre o Maligno [a46]e a de ser a mãe de todos os viventes[a47][a48]. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco [a49]para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel[a50], Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia[a51]"
A MATERNIDADE VIRGINAL DE MARIA NO DESÍGNIO DE DEUS
§502      O olhar da fé pode descobrir, tendo em mente o conjunto da Revelação, as razões misteriosas pelas quais Deus, em seu desígnio salvífico, quis que seu Filho nascesse de uma virgem. Essas razões tocam tanto a pessoa e a missão redentora de Cristo quanto o acolhimento desta missão por Maria em favor de todos os homens.
§503      A virgindade de Maria manifesta a iniciativa absoluta de Deus Encarnação. Jesus tem um só Pai: Deus[a52]. "A natureza humana que ele assumiu nunca o afastou do Pai...; por natureza, Filho de seu Pai segundo a divindade; por natureza, Filho de sua Mãe, segundo a humanidade; mas propriamente Filho de Deus em suas duas naturezas[a53]."
§504      Jesus é concebido pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, pois ele é o Novo Adão [a54]que inaugura a nova criação: “O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do Céu" (1Cor 15,47). A humanidade de Cristo é, desde a sua concepção, repleta do Espírito Santo, pois Deus "lhe dá  o Espírito sem medida" (Jo 3,34). É da "plenitude dele", cabeça da humanidade remida[a55], que "nós recebemos graça sobre graça" (Jo 1,16).
§505      Jesus, o Novo Adão, inaugura por sua concepção virginal o novo nascimento dos filhos de adoção no Espírito Santo pela fé. "Como se fará  isto?" (Lc 1,34[a56]). A participação na vida divina não vem "do sangue, nem de uma vontade da carne, nem de uma vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1,13). O acolhimento desta vida é virginal, pois esta é totalmente dada pelo Espírito ao homem. O sentido esponsal da vocação humana em relação a Deus [a57]é realizado perfeitamente na maternidade virginal de Maria.
§506      Maria é virgem porque sua virgindade é o sinal de sua fé, absolutamente livre de qualquer dúvida[a58]", e de sua doação sem reservas à vontade de Deus[a59]. É sua fé que lhe concede tomar-se a Mãe do Salvador: "Beatior est Maria percipiendo fidem Christi quam concipiendo carnem Christi - Maria é mais bem-aventurada recebendo a fé de Cristo do que concebendo a carne de Cristo[a60]".
§507      Maria é ao mesmo tempo Virgem e Mãe por ser a figura e a mais perfeita realização da Igreja. [a61]"A Igreja... torna-se também ela Mãe por meio da palavra de Deus que ela recebe na fé, pois pela pregação e pelo Batismo ela gera para a vida nova e imortal os filhos concebidos do Espírito Santo e nascidos de Deus. Ela é também a virgem que guarda, íntegra e puramente, a fé dada a seu Esposo[a62]."

9       Virgindade de Maria

A VIRGINDADE DE MARIA
§496      Desde as primeiras formulações da fé[a63], a Igreja confessou que Jesus foi concebido exclusivamente pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, afirmando também o aspecto corporal deste evento: Jesus foi concebido "do Espírito Santo, sem sêmen[a64]". Os Padres vêem na conceição virginal o sinal de que foi verdadeiramente o Filho de Deus que veio numa humanidade como a nossa:
Assim, Santo Inácio de Antioquia (início do século II): "Estais firmemente convencidos acerca de Nosso Senhor, que é verdadeiramente da raça de Davi segundo a carne[a65], Filho de Deus segundo a vontade e o poder de Deus[a66], verdadeiramente nascido de uma virgem... ele foi verdadeiramente pregado, na sua carne, {à cruz} por nossa salvação sob Pôncio Pilatos... ele sofreu verdadeiramente, como também ressuscitou verdadeiramente[a67]".
§497      Os relatos evangélicos [a68]entendem a conceição virginal como uma obra divina que ultrapassa toda compreensão e toda possibilidade humanas[a69]: "O que foi gerado nela vem do Espírito Santo", diz o anjo a José acerca de Maria, sua noiva (Mt 1,20). A Igreja vê aí o cumprimento da promessa divina dada pelo profeta Isaias: "Eis que a virgem conceberá  e dará  à luz um filho" (Is 7,14, segundo a tradução grega de Mt 1,23).
§498      Por vezes tem-se estranhado o silêncio do Evangelho de São Marcos e das epístolas do Novo Testamento sobre a concepção virginal de Maria. Houve também quem se perguntasse se não se trataria aqui de lendas ou de construções teológicas sem pretensões históricas. A isto deve-se responder: a fé na concepção virginal de Jesus deparou com intensa oposição, zombarias ou incompreensões da parte dos não-crentes, judeus e pagãos[a70]. Ela não era motivada pela mitologia pagã ou por alguma adaptação às idéias do tempo. O sentido deste acontecimento só é acessível à fé, que o vê no "nexo que interliga os mistérios entre si[a71]", no conjunto dos Mistérios de Cristo, desde a sua Encarnação até a sua Páscoa. Santo Inácio de Antioquia já  dá  testemunho deste nexo: "O príncipe deste mundo ignorou a virgindade de Maria e o seu parto, da mesma forma que a Morte do Senhor: três mistérios proeminentes que se realizaram no silêncio de Deus[a72].

10  Visita de Maria a Isabel como visita de Deus ao seu povo

§717      “Houve um homem enviado por Deus. Seu nome era João” (Jo 1,6). João é "repleto do Espírito Santo, ainda no seio de sua mãe" (Lc 1,15) por obra do próprio Cristo que a Virgem Maria acabava de conceber do Espírito Santo A "visitação" de Maria a Isabel tomou-se, assim, "visita de Deus ao seu povo".































 

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
Lucas 11:27,28

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
Lucas 11:27,28







 

 

 


 


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